Como Instalar a Tubulação Periférica à Bomba de Engrenagem
Usuários de bombas de engrenagem frequentemente apontam a bomba como causa dos problemas que ocorrem em sistemas de trasnsfêrencia, dosagem, e pressurização de fluídos. Com mais de 25 anos de experiência resolvendo desafios de movimentação de produtos viscosos nos mais diversos procesos da indústria, podemos afirmar que são raras as situações nas quais a bomba é a causa central dos problemas de bombeamento.
Devido à falta de literatura especializada no assunto, a grande maioria das tubulações acabam sendo instaladas incorretamente. Frequentemente, encontramos sistemas que não seguem princípios fundamentais da dinâmica dos fluídos. Uma tubulação que não respeita estas regras quase sempre é a causa de ruído excessivo, falhas, e diminuição da vida útil do equipamento.
Para que a bomba opere dentro das condições informadas pelo fabricante e não fique sujeita a desgaste prematuro, certifique-se de que seu sistema esteja em conformidade com as seguintes regras:
- A tubulação que conecta a linha de sucção do tanque com a entrada da bomba deve ser a mais curta possível, respeitando um comprimento mínimo, entre 5 e 10 vezes o diâmetro da tubulação. Este comprimento mínimo irá assegurar um fluxo uniforme e livre de turbulências na entrada da bomba.
- Elimine cotovelos próximo a linha de entrada da bomba para assegurar um fluxo uniforme e livre de turbulências.
- O diâmetro da tubulação de sucção deve ser pelo menos um tamanho maior que o diâmetro da conexão de entrada da bomba. Nas instalações horizontais, o uso de uma redução excêntrica com a lado plano voltado para o lado de cima ajudará a eliminar bolhas de ar na linha de sucção. No caso de configurações verticais, deve-se usar uma redução concêntrica.
- A configuração do tanque deve impedir a entrada de ar na entrada da linha de sucção da bomba. O tanque deve oferecer altura suficiente para submerção do líquido de maneira que bolhas de ar não alcancem a linha de sucção. Se o tanque não possuí profundidade suficiente, pode-se usar um sistema de serpentina para eliminação de bolhas de ar.
- A tubulação de entrada e saída da bomba deve ser instalada de maneira que não exerçam nenhuma força sobre as flanges da bomba.
Você tem algum desafio de bombeamento no seu sistema?
Entre em Contato